NOTÍCIAS ACOMPANHE O LEÃO BAIO
  PRÓXIMA
PARTIDA
Inter de Lages X Brusque

Copa Santa Catarina
8/out  15h30
Estádio Vidal Ramos Júnior, Lages

 
Em sua juventude, Dom Oneres frequentava os jogos do Inter, onde torcia fervorosamente pela equipe (Foto: Zé Rabelo)

O adeus a Dom Oneres, um colorado de batina

29/06/2017

Paixão do bispo emérito de Lages pelo clube da cidade está registrada no livro 'Aquelas Camisas Vermelhas'

Lages perdeu na última terça-feira Dom João Oneres Marchiori, bispo emérito da Igreja Católica na cidade. O líder religioso tinha 84 anos e estava internado na UTI no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres depois que sofreu uma parada cardiorrespiratória durante uma sessão de hemodiálise.

Além da dedicação de uma vida à propagação de sua fé, Dom Oneres também era um dedicado torcedor do Internacional de Lages. A paixão pelo clube de futebol da cidade está registrada no livro Aquelas Camisas Vermelhas, de Mauricio Neves de Jesus, obra que conta a história do Colorado Lageano.

Abaixo, trecho do livro que conta a relação de Dom Oneres com o Inter. O clube manifesta seu pesar pela perda desse grande homem - e grande torcedor.

O que a gente não faz por amor?

Os dirigentes queriam promover a decisão (do Campeonato Catarinense de 1965) de todos os modos possíveis, agitar a cidade – e agito, sabiam-no todos, era com Vivaldino Athayde. Viva, que então respondia pelo departamento de propaganda do clube, teve uma ideia que julgou revolucionária: estender, de uma torre à outra da Catedral Diocesana de Lages, uma faixa gigante como uma espécie de último aviso. Quando os fiéis fossem à igreja para a Santa Missa na manhã de domingo, já do largo em frente à matriz poderiam ler a convocação: "Inter e Metropol. Todos ao Estádio".

Para colocar a ideia em prática, Viva convocou o colaborador e coloradíssimo Luiz Rosa, a quem deu a missão de consultar a autoridade eclesiástica ou seus representantes. Luiz foi à Catedral ter com o sacristão Sebastião Waltrick Farias, que informou que o bispo Dom Daniel Hostin, o único que poderia autorizar o pedido, estava internado no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Persistente, Luiz Rosa foi ao hospital e conversou com a Irmã Diretora, que não permitiu acesso ao paciente, mas foi fazer a inusitada consulta com Dom Daniel. "Ele disse que você só pode estar louco", disse a irmã ao missionário de Viva.

Apesar da negativa do bispo, o Inter recebia apoio constante de um jovem padre apaixonado por futebol. João Oneres Marchiori frequentava o Vidal Ramos de batina e torcia fervorosamente pelos colorados. Em 2010, já como Bispo Emérito de Lages, perguntado se aceitaria o pedido de estender a faixa entre as torres, Dom Oneres respondeu sorrindo: "Ora, o que a gente não faz por amor?"

  Juniores: Inter derrota o Criciúma fora de casa e vence a primeira no estadual

  Com núcleo em Cerro Negro, Projeto Leõezinhos Baios já está em dez cidades

  Inter sofre gol de pênalti e estreia com derrota no estadual de juniores

  Após saída do Almirante Barroso, Copa SC é confirmada com quatro clubes

  Morre Júnior Maceió, zagueiro do Inter na temporada de 2016

  Categorias de base: equipes sub-15 e sub-17 perdem na retomada do estadual

REDES SOCIAIS
PATROCINADORES
 
     
NOTÍCIAS
+ MAIS RECENTES
 
FUTEBOL
+ ELENCO 2017
+ CALENDÁRIO 2017
 
NEGÓCIOS
+ SEJA UM LICENCIADO
 
ESTÁDIO
+ ESTÁDIO VIDAL RAMOS JUNIOR
 
INTERATIVIDADE
+ DOWNLOADS
 
O CLUBE
+ HISTÓRIA
+ ÍDOLOS
+ DIRETORIA
+ GALERIA DOS PRESIDENTES
 
SEJA SÓCIO
+ PLANOS E BENEFÍCIOS
 
PRODUTOS OFICIAIS
+ ARTIGOS EXCLUSIVOS DO INTER DE LAGES
 
CONTATO
+ FALE COM O INTER DE LAGES
 
INTERNACIONAL DE LAGES. Todos os Direitos Reservados.