NOTÍCIAS ACOMPANHE O LEÃO BAIO
  PRÓXIMA
PARTIDA
Inter de Lages X A definir

Catarinense Série B 2020 - rodada 1
31/5/2020  A definir
A definir

 
O Inter de Lages tem um grande passado - e, hoje, também consegue olhar para o futuro (Foto: Nilton Wolff)

Inter 70 anos: A superação é vermelha

13/06/2019

Colorado Lageano completa sete décadas de vida reiterando uma mensagem que sempre acompanhou sua história: esse clube é feito de resistência

Neste 13 de junho de 2019, quando o Inter de Lages completa 70 anos, é fundamental que se faça registro de grandes feitos do passado, as vitórias memoráveis, os craques inesquecíveis. Mas a celebração das sete décadas de vida é também um bom momento para reiterar a mensagem que fica na entrelinha das atividades do time que agora, em 2019, acaba de começar a disputa da Série B do Campeonato Catarinense: trata-se de um clube que tem não apenas passado, mas também presente e, contrariando qualquer prognóstico, até mesmo o de seus fundadores, também futuro.

O Inter foi moldado pelas dificuldades – e pela superação desses obstáculos. Já em sua primeira partida, no dia 4 de setembro de 1949 – poucos meses depois de sua fundação, em 13 de junho –, teve que enfrentar o barro e o mau tempo em Painel para se refazer de um revés inesperado: naquele primeiro amistoso, disputado contra o Painelense, o Colorado Lageano saiu atrás no placar, e vitimado por um gol contra. A partida terminou com empate por dois a dois. Os colorados pioneiros não se deixaram abater pela dureza dessa tensa estreia. Era só um amistoso, mas estava em campo uma camisa que não havia nascido para se entregar.

Em 1955, o clube enfrentou sua primeira grande crise. Os principais jogadores deixaram o clube atrás de melhores salários tanto em Lages quanto em outras cidades. Não havia dinheiro para fazer frente aos concorrentes, mas havia um bando de meninos habilidosos e com fome de bola. Foi aos antigos juvenis, então já aspirantes, que Armindo Araldi – um dos 12 garotos que fundaram o clube em 1949 e que naquele momento ocupava a primeira vice-presidência – recorreu para manter acesa a chama vermelha. Unidos dentro e fora do campo, os aspirantes toparam o desafio de brigar pelo Citadino, então a principal competição disputada pelo Inter. “Nós vamos, seu Armindo. Mas vamos todos juntos”, disseram os garotos. O sonho colorado não morreria em 1955 – e entre aqueles meninos destemidos estava Áureo Malinverni, jogador que anos depois faria história no Grêmio como multicampeão do Rio Grande do Sul e que chegaria à Seleção Brasileira.

Uma década depois, o Inter sagrou-se campeão catarinense com um time em que brilharam ídolos como Zezé, Puskas, Anacleto e Setembrino. O título de 1965 – conquistado na vitória por dois a um contra o Metropol, disputada no dia 27 de março de 1966 – parecia o prenúncio de voos ainda maiores, como a disputa da primeira competição nacional, a Taça Brasil de 1966. Mas, poucos anos depois, as dificuldades voltaram a marcar a vida colorada. Em 1971, o clube chegou a cogitar o fechamento de seu departamento de futebol e se licenciar, mas conseguiu juntar forças e seguir adiante.

O Colorado Lageano escreveu outras páginas memoráveis em sua história, como no vice-campeonato estadual de 1974 e na conquista da Taça Dite Freitas, em 1985, dois de seus grandes feitos na elite do futebol catarinense, mas as dificuldades sempre reapareciam. Em 1988, o Inter foi rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão. Seria a pá de cal definitiva na vida colorada? Longe disso. “Quatro décadas antes, quando ajudei a fundar o clube, nós não tínhamos dinheiro nem para o primeiro jogo de camisas. Eu sabia que o rebaixamento não ia matar o Internacional”, afirmou Armindo Araldi anos depois daquela primeira queda, segundo registro do livro Aquelas Camisas Vermelhas, de Mauricio Neves de Jesus. “Porque nada, jamais, em tempo algum, irá matar o Internacional”.

Sem que deixasse de existir, o Inter chegou a se afastar das competições em três oportunidades. A primeira delas, a mais longa, se estendeu de 1996 a 1999. Depois, em 2003, o clube mais uma vez não disputou campeonatos. A terceira foi em 2009, justamente no ano em que completou seis décadas de vida. No dia 13 de junho daquele ano, em uma solenidade não-oficial, torcedores e ex-atletas e dirigentes celebraram os 60 anos do Inter reunidos em frente ao Vermelhão, antiga sede do clube, levando cuias de chimarrão e sacos de vergamota, fruta muito consumida nos jogos no Estádio Vidal Ramos Júnior. O ex-presidente Antônio Ceron, hoje prefeito da cidade, quando perguntado por um repórter se lamentava o fim do Internacional, apontou para os torcedores que participavam do ato e retrucou: “Como assim? Você não está vendo essas faixas, bandeiras e camisas vermelhas? Não percebe essa alegria?”, disse o ex-presidente. “O Inter está muito vivo, meu rapaz. Muito vivo!”

O Inter de Lages é um símbolo de identidade dos lageanos há sete décadas. E, como atestam os inúmeros episódios de superação de dificuldades ao longo desse tempo, é também sinônimo de perseverança. As fotos em preto e branco do passado deixam saudades, mas as fotos em vivas cores de 2019 relembram que o que se celebra hoje não é apenas o passado de um clube, mas também o fato de que ele está mais uma vez em busca de sua próxima história de superação. O Esporte Clube Internacional tem passado – e tem futuro.

(Artigo publicado originalmente na revista Expressiva)

  Campeões de 2000 se reencontram em Lages para celebrar 20 anos do título

  Jogo festivo vai celebrar neste sábado os 20 anos do título da segunda divisão

  A década colorada: recordes e feitos inéditos que escreveram a história

  A década colorada: os artilheiros e os atletas e treinadores com mais partidas

  A década colorada: mais campeonatos, jogos, títulos - e paixão renovada

  Inter reúne patrocinadores e parceiros para avaliação da temporada

REDES SOCIAIS
PATROCINADORES
 
     
NOTÍCIAS
+ MAIS RECENTES
 
FUTEBOL

+ ELENCO 2019

+ CALENDÁRIO 2019
 
ESTÁDIO
+ ESTÁDIO VIDAL RAMOS JUNIOR
 
INTERATIVIDADE
+ DOWNLOADS
 
O CLUBE
+ HISTÓRIA
+ ÍDOLOS
+ DIRETORIA
+ GALERIA DOS PRESIDENTES
 
SEJA SÓCIO
+ PLANOS E BENEFÍCIOS
 
CONTATO
+ FALE COM O INTER DE LAGES
 
INTERNACIONAL DE LAGES. Todos os Direitos Reservados.