NOTÍCIAS ACOMPANHE O LEÃO BAIO
  PRÓXIMA
PARTIDA
Figueirense 3 X 1 Inter

Campeonato Catarinense Série A 2024
2/3/2024  16h30
Orlando Scarpelli, Florianópolis

 
O Projeto Leõezinhos dará oportunidade para que 2 mil crianças e adolescentes de toda a região pratiquem esportes (Foto: Gugu Garcia/reprodução/arquivo)

Entenda a importância do CT para o futuro do Internacional de Lages

28/05/2015

Formação de atletas, espaço próprio para treinos das equipes principal e de base e geração de empregos estão entre os benefícios da nova estrutura

Desde a manhã de ontem (quarta-feira, 27/5 - saiba mais aqui), o Internacional de Lages tem, oficialmente, uma área para construir seu centro de treinamento, um sonho alimentado há décadas pelo clube e sua torcida. Mas, afinal, qual a real importância de um CT para o Inter? O que o clube, a cidade de Lages e a Região Serrana de Santa Catarina podem efetivamente ganhar com a criação de uma estrutura do gênero?

Um CT é, por definição, uma área para que o time possa treinar. Mas a estrutura planejada pelo Colorado Lageano será muito mais que isso: nela, o clube vai concentrar o trabalho de formação de atletas. Essa frente de atuação estará interligada com o Projeto Leõezinhos (uma rede de núcleos de prática de futebol que será espalhada por toda a região) e terá como desdobramentos a geração de empregos e a criação de oportunidade para que jovens lageanos e serranos possam se tornar atletas profissionais, entre outras benesses.

Conheça alguns dos benefícios que o futuro CT do Inter trará não apenas para o clube, mas para Lages e a região:

PROJETO LEÕEZINHOS: CRIANÇAS E JOVENS PRATICANDO ESPORTES
O centro de treinamento será o espaço para o qual serão encaminhados crianças e adolescentes que se destacarem no Projeto Leõezinhos. O projeto será formado por núcleos para a prática de futebol que serão criados em bairros de Lages e também em cidades da Região Serrana. Caso uma criança venha a mostrar aptidão para se transformar em atleta, ela passará a treinar no CT, onde estará concentrado o trabalho específico de formação de futuros atletas profissionais. Quando estiver em plena carga, o Projeto Leõezinhos deverá atender cerca de 2 mil crianças e adolescentes.

FORMAÇÃO DE ATLETAS EM CASA
Do Projeto Leõezinhos surgirão os jovens com potencial para se transformar em atletas profissionais. Isso significa que o Inter de Lages poderá, enfim, formar seus próprios craques. Uma das grandes demandas da torcida e da população é por oportunidade para que jovens da região possam ser formados no clube, e isso será possível assim que o Inter tiver uma estrutura adequada para formar e abrigar os jogadores das equipes infantis, juvenis e de juniores. Atualmente, o Inter não tem alojamentos próprios, o que limita muito o trabalho das categorias de base. O CT servirá para os trabalhos com as equipes sub-15, sub-17 e sub-20, além da profissional.

GERAÇÃO DE EMPREGOS E QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA
O futuro centro de treinamento do Internacional de Lages criará demanda pelo trabalho de profissionais de fisiologia, preparação física, nutrição, medicina esportiva, rouparia e manutenção, entre outros. Isso significa que novos empregos serão gerados - e empregos para lageanos e serranos. Além disso, o surgimento de um espaço efetivamente profissional de formação de atletas permitirá a integração entre clube e universidades. Assim, estudantes de diversas áreas - da medicina à nutrição, da educação física à arquitetura - poderão desenvolver seu potencial no CT colorado.

INVESTIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção do centro de treinamento é, por si só, um investimento que gerará empregos na construção civil. O cronograma prevê a divisão da obra em etapas. Na primeira, será feita a terraplanagem e serão construídos três campos de dimensões oficiais. Mas o CT contará também com vestiários, sala de musculação, alojamentos e refeitório, além de mais campos, que serão construídos em etapas posteriores do projeto. A primeira fase das obras contará com recursos já prometidos pelo governo do estado, que dispõe de recursos específicos para esse tipo de projeto. O investimento na primeira fase será de R$ 1,7 milhão.

MELHORA DA PREPARAÇÃO DO TIME PRINCIPAL
Como se vê, o CT dará oportunidade de trabalho para jovens serranos e também para profissionais em formação. Mas a estrutura servirá também para os preparativos da equipe principal. Hoje, o Inter simplesmente não dispõe de campo próprio para treinar. A preparação da equipe é feita em campos alugados ou no Estádio Vidal Ramos Júnior, o que não é o modelo ideal. Com campos próprios, o Inter diminuirá sensivelmente a necessidade de uso do estádio municipal para os treinos da equipe, o que permitirá um maior tempo de descanso para o campo. Com um gramado com mais tempo de recuperação, os jogos do Inter em casa ficarão ainda mais vistosos - e, portanto, mais atrativos do que já são.

GERAÇÃO DE RECEITA PARA O CLUBE
Ao formar seus próprios atletas, o Inter de Lages terá como se inserir definitivamente no mercado de transferência de jogadores. Essas transferências vão gerar uma receita que hoje não existe no clube. Com mais receita, o Internacional poderá criar times melhores, investir mais na base e, assim, se fortalecer como equipe esportiva, mas também como instituição. Será um círculo virtuoso, com benefícios para o clube, para a cidade e para a região.

***Veja e baixe fotos do ato de assinatura da doação do terreno no perfil oficial do Inter no Flickr

***Veja e baixe fotos do terreno do futuro centro de treinamento no perfil oficial do Inter no Flickr

  Derrota para o Figueirense rebaixa o Inter para a Série B do estadual

  Inter sofre derrota para o Barra e vai lutar contra o rebaixamento na última rodada

  Inter perde para o Criciúma por 1 a 0, mas deixa o gramado sob aplausos

  Ingressos promocionais estarão à venda no Supermercado Martendal até sábado

  Inter pressiona a Chapecoense, mas sofre derrota por 2 a 1 em Chapecó

  Vendas de ingressos promocionais para Inter x Criciúma vão até esta quarta-feira

REDES SOCIAIS
     
NOTÍCIAS
+ MAIS RECENTES
 
FUTEBOL

+ ELENCO 2024

+ CALENDÁRIO 2024
 
ESTÁDIO
+ ESTÁDIO VIDAL RAMOS JÚNIOR
 
INTERATIVIDADE
+ DOWNLOADS
 
O CLUBE
+ HISTÓRIA
+ ÍDOLOS
+ GALERIA DOS PRESIDENTES
 
CONTATO
+ FALE COM O INTER DE LAGES
 
INTERNACIONAL DE LAGES. Todos os Direitos Reservados.