O Campeonato Catarinense Série A de 2017 terá a mesma fórmula já adotada na edição deste ano, segundo decisão tomada pelos dez clubes que integram o estadual. O conselho técnico da competição foi realizado nesta quinta-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
Os dez clubes vão se enfrentar em dois turnos, em jogos de ida e volta. O clube que fizer mais pontos no primeiro turno enfrentará na final o de melhor campanha no returno. Caso a mesma equipe conquiste os dois turnos, ela será declarada campeã sem a necessidade de realização das finais.
Todos os dez clubes da Série A do estadual estavam no conselho técnico. Além de Inter, Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville e Metropolitano, participaram do encontro os representantes de Almirante Barroso e Atlético Tubarão, equipes que conquistaram o acesso na Série B deste ano.
Antes do conselho técnico, os dirigentes se encontraram em reunião da Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina (SCClubes). O encontro foi realizado para discutir ações conjuntas dos clubes para o próximo estadual, como ações pontuais para promover a competição, ação promocional para a abertura do Catarinense e o plano comercial da competição, que pela primeira vez teve a participação dos departamentos de marketing dos clubes. O presidente Cristopher Nunes representou o Inter em ambas as reuniões.