O Internacional de Lages está perto de assegurar sua primeira participação na Copa do Brasil. A informação foi confirmada por Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente licenciado da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF.
Segundo o dirigente, caso Santa Catarina de fato assegure a conquista de uma vaga adicional na competição, ela será do Colorado Lageano, quarto colocado no Campeonato Catarinense de 2015. A declaração foi dada nesta segunda-feira no programa Bate Bola, da TVCom (canal de TV fechada do grupo RBS).
O número de vagas a que cada estado tem direito na Copa do Brasil é definido pelo ranking das federações, atualizado anualmente pela entidade. Esse ranking, por sua vez, leva em consideração a campanha dos clubes de cada estado nas competições nacionais realizadas ao longo da temporada.
Extraoficialmente, Santa Catarina já ultrapassou o Paraná, tornando-se a quinta federação mais bem colocada no ranking nacional (as outras são, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Assim, o estado passaria a ter direito não a três, mas a quatro vagas na Copa do Brasil. Os paranaenses, por sua vez, passariam a três vagas em vez das atuais quatro.
Com a pontuação atual, o Paraná não deve mais ultrapassar Santa Catarina em 2015, independentemente do desempenho dos clubes dos dois estados no Brasileirão. Ainda assim, como o ranking da CBF será atualizado apenas em dezembro, só no fim do ano a informação sobre a vaga extra para os catarinenses na Copa do Brasil será oficializada.