O Campeonato Catarinense de 2016 terá peso ainda maior para os clubes que disputarão o direito de representar Santa Catarina na Série D do Brasileiro. As equipes que conquistarem a vaga na Série D de 2016 estarão automaticamente classificadas também para a edição de 2017 da competição.
A decisão foi divulgada pela CBF na última quinta-feira. A entidade decidiu pela alteração para um ajuste de calendário. A partir de 2017, os integrantes da Série D serão definidos pelos campeonatos estaduais do ano anterior. Atualmente, os estaduais oferecem vaga para a edição da Série D que será disputada no mesmo ano.
A CBF abriu a possibilidade para que as federações realizem um torneio seletivo para a definição da segunda vaga dos respectivos estados na Série D de 2017. Assim, se eventualmente um clube não conquistar vaga na Série D de 2016 - e, portanto, também na de 2017 -, poderá brigar por vaga na Série D de 2017 no torneio seletivo. A realização dos seletivos não é obrigatória e ficará a cargo de cada federação.
No Catarinense de 2016, além do Internacional de Lages, também estarão na briga pelas vagas na Série D Atlético de Ibirama, Brusque, Camboriú e Metropolitano. Santa Catarina é um dos estados que têm direito a duas vagas na Série D do Brasileiro.